Dança Nova Geração

Centro Cultural de Amarante

Maria Amélia Laranjeira

Dança Nova Geração

A Dança Nova Geração é um projeto que promove a inclusão social de crianças e jovens através da música e da dança, permitindo a reintegração em ambiente escolar que se encontram em maior vulnerabilidade educativa e social, funcionando como estratégia de apoio à sua integração.

O projeto centra todos os seus objetivos no contexto social e educacional do seu público-alvo, crianças e jovens que vivem em risco de exclusão social, com problemas de insucesso e abandono escolar e que são provenientes de meios socioeconómicos mais desfavorecidos.  Procura dotar as crianças de ferramentas que as auxiliem a se expressar através da música e da dança, conseguindo desenvolver autoconfiança e conhecimentos necessários que lhes permita ter um crescimento mais equilibrado proporcionando-lhes melhores perspetivas para o futuro.

São valorizados os seguintes objetivos:

– Combater o abandono e o insucesso escolar.

– Promover a inclusão social das crianças e jovens.

– Promover o trabalho de grupo e disciplina, adicionando-lhe responsabilidade para uma melhor cidadania.

– Promover a autoestima das crianças e suas respetivas famílias, fazendo-as sentir parte de projeto comum.

– Contribuir para a construção de projetos de vida de crianças e jovens.

– Proporcionar acesso a uma formação musical que, de outra forma, seria possível para as crianças e jovens que vivem em contexto de exclusão social.

– Aproximar os pais do processo educativo dos filhos, fazendo com que estes se tornem numa parte integrante do processo de inclusão social dos filhos.

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Desenvolvimento do projeto

Entre o Centro Cultural, o Agrupamento de Escolas de Amarante e o Agrupamento Amadeo de Souza Cardozo, foi estabelecida uma parceria para a implementação do projeto. As crianças e jovens são indicados (alunos sinalizados e com perfil para integrarem os projetos) pelas psicólogas destes Agrupamentos, que também nos cedem as suas instalações sempre que necessárias. De realçar a importância das psicólogas no desenvolvimento dos projeto, pois colaboram connosco no acompanhamento personalizado dos jovens, elaboram relatórios periódicos de avaliação e reúnem com as coordenadoras de cada projeto, para fazerem o ponto da situação da evolução dos jovens.

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O projeto Dança Nova Geração iniciou-se no ano letivo de 2014/2015.

O Agrupamento de Escolas de Amarante, através da psicóloga/coordenadora indicou os 15 alunos “sinalizados” que se mostraram interessados e motivados em participar no projeto. O seu desenvolvimento é da responsabilidade do Departamento de Dança do Conservatório de Dança do Centro Cultural de Amarante, que elaboraram os conteúdos programáticos e o plano de atividades. A carga horária é de dois blocos de 90 minutos, com uma carga horária semanal de três horas, distribuídas pelas disciplinas de Dança Moderna, Dança Contemporânea, Dança Clássica, Danças tradicionais e Ensaio de Grupo.

São, realizados workshops de maquilhagem de palco e produção de espetáculos, para os Encarregados de Educação, envolvendo-os desta forma na organização e apoio às audições e espetáculos, previstos no Plano Anual de Atividades.

Numa primeira fase foram selecionados 15 alunos. Hoje o projeto tem duas turmas de 15 alunos dos 2 Agrupamentos.

Monitorização do projeto

Não basta planear. É preciso executar e acompanhar os resultados dessa execução com vista a garantir que os objetivos estabelecidos estão sob controlo.

Assim, há um dossier individual para cada aluno, com o registo biográfico de todo o seu percurso, quer como participante dos projetos, quer como aluno do ensino oficial, (são analisados, avaliados e arquivados os registos trimestrais de avaliação do ensino regular e os de avaliação dos professores dos projetos). As coordenadoras dos projetos reúnem regularmente com os Diretores de Turma do ensino regular, com os professores dos projetos e com as psicólogas, são elaboradas atas e relatórios periódicos, com a apreciação global do projeto e individual dos jovens. Também são elaborados relatórios de todas as atividades realizadas e previstas no Plano Anual de Atividades dos projetos.

Os professores afetos ao projeto, reúnem periodicamente com as coordenadoras, avaliam a evolução dos alunos nos aspetos sociais e educacionais, dando-se sempre prioridade aos aspetos sociais não descurando a evolução artística. Os planos elaborados para a concretização dos objetivos são reformulados em função destas avaliações. As coordenadoras fazem a articulação entre professores, escola, família e o acompanhamento personalizado caso a caso.

Protocolos
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