AUDIÇÃO DA TURMA 1 DE INICIAÇÃO EM DANÇA

AUDIÇÃO DA TURMA 1 DE INICIAÇÃO EM DANÇA

Hoje é dia de aula aberta da Turma 1 de Iniciação em Dança!

A Iniciação em Dança, tal como a Iniciação em Música, destina-se a alunos que frequentem o 1.º ciclo do ensino básico. A iniciação em Dança integra disciplinas de conjunto como Técnica de Dança Clássica, Técnica de Dança Contemporânea e Dança Criativa.
O ensino de Iniciação da Dança, ministrado no Centro Cultural de Amarante – Conservatório de Música e Dança Maria Amélia Laranjeira, adequa-se à contemporaneidade desta forma artística. As capacidades técnicas e criativas exigidas têm o objectivo de dotar os alunos de uma formação inicial básica, nos domínios de diversas formas de Dança. Proporcionar um campo de formação, experimentação criativa e coreográfica, desenvolvendo sensibilidades estética e criativa, assim como fornecer um conhecimento histórico no domínio da Dança, são também grandes objectivos da Iniciação.
Uma vez que se trata de uma intervenção sobre Dança, é necessário preparar as suas cinco dimensões: O quê? Corpo; Que pode fazer? Acções; Onde? Espaço; Como? Dinâmicas; Com quem? Relações.
A aprendizagem e a prática da Iniciação à Técnica de Dança Clássica levam à melhoria gradual do equilíbrio e da postura corporal, estimulam a criatividade e trabalham a capacidade de raciocínio. Na Iniciação à Técnica de Dança Contemporânea os alunos aprendem a utilizar a respiração, a dinâmica, o peso e a energia, na dose certa, para cada movimento, pontos essenciais nesta técnica. Pensar, explorar e desenvolver temas onde o corpo assume o meio de expressão primordial, são alguns dos conteúdos das aulas de Expressão Criativa.
Na Iniciação, os alunos desenvolvem o gosto pela dança, descobrem as potencialidades e capacidades do corpo, desenvolvem a coordenação motora, a resposta rítmica, aprendem a comunicar de um modo expressivo, fortalecem os músculos, aumentam a flexibilidade, desenvolvem as condições físicas e motoras. Ficam, assim, preparados para o ingresso no 1º ano vocacional (5º ano de escolaridade).

A aula aberta é às 18h.
Esperamos por si!

Partilhar no facebook



EXAMES NACIONAIS

 

Inscrições para a 2ª fase

 

dias 17  e  18 de julho