CCA PARTICIPA NO 5º ENCONTRO NACIONAL DE CENTROS E CLUBES UNESCO

CCA PARTICIPA NO 5º ENCONTRO NACIONAL DE CENTROS E CLUBES UNESCO

Sintra acolheu o 5º Encontro Nacional de Centros e Clubes UNESCO, que decorreu nos dias 15 e 16 de setembro, no Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

Os Centros ou Clubes UNESCO são grupos de pessoas – associações sem fins lucrativos, ONG, escolas, universidades, fundações, círculos culturais, sociais e administrativos da comunidade – de todas as idades, todos os horizontes, de todas as condições, que acreditam nos ideais da UNESCO e desejam apoiar a Organização na sua missão. Estas estruturas têm como objetivo promover a UNESCO e os seus Programas, propagar os seus ideais através de atividades inspiradas nas atividades da Organização, contribuir para a formação cívica e democrática dos seus membros, apoiar os Direitos Humanos, favorecer a compreensão internacional e o diálogo entre os povos, difundir informação relativa à UNESCO junto do público, a nível local. Em suma, constituem-se como um prolongamento da ação das Comissões Nacionais.

O Centro Cultural de Amarante – Maria Amélia Laranjeira, Centro UNESCO de Amarante, desde o dia 9 de Agosto, participou no Encontro.

O Dr. Francisco Laranjeira e o Professor Taí Laranjeira, Presidente e Diretor, respetivamente, apresentaram o CCA, nas suas dimensões, educativa, cultural e social e falaram sobre os objetivos do Centro UNESCO de Amarante, fundado recentemente.

Uma vez assumido o compromisso de ser um prolongamento da Comissão Nacional, de quem é parceiro, e de se tornar um despertador de consciências, o CCA tem já várias ideias e projetos para começar a desenvolver brevemente.

Da mesma forma, todos os outros Centros e Clubes, presentes no evento, apresentaram as suas atividades, nas mais variadas áreas: património mundial, património material e imaterial, arquitetura e artes religiosas, educação artística e cultural, biodiversidade, desenvolvimento sustentável, diálogo entre gerações, juventude, inclusão ou direitos humanos.

Com o objetivo de dar a conhecer as suas áreas de intervenção, projetos e atividades, partilhar ideias e reflexões, contribuir para a formação cívica e democrática dos seus membros e favorecer o diálogo entre os povos, a rede portuguesa, coordenada pela Comissão Nacional da UNESCO, reúne uma vez por ano.

A sessão de abertura do 5º Encontro Nacional de Centros e Clubes UNESCO contou com o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, e a secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO, Rita Brasil de Brito.

 

Partilhar no facebook



EXAMES NACIONAIS

 

Inscrições para a 2ª fase

 

dias 17  e  18 de julho