CONCERTO EPABI E ALUNOS CCA | IGREJA DE SÃO PEDRO

CONCERTO EPABI E ALUNOS CCA | IGREJA DE SÃO PEDRO

O III Festival Internacional de Guitarra de Amarante vai a meio e contam-se já concertos, conferências, workshps e masterclasses.

O programa prossegue esta quarta feira, 6 de setembro, com o concerto de alunos da EPABI (Escola Profissional de Artes da Covilhã) e os alunos do CCA –Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira, Conservatório de Música e Dança. O espetáculo tem início às 22h00, na Igreja de São Pedro, em Amarante. O Festival prolonga-se até 10 de setembro. Dias 5 e 6 de setembro, os alunos das duas escolas estão em estágio no Auditório do CCA e apresentam-se ao público, para um concerto que integra o cartaz do Festival.

A Orquestra de Guitarras da EPABI é constituída por todos os alunos deste instrumento, dos cursos básico e secundário, do ensino profissional da música. À semelhança das várias orquestras existentes nesta instituição, a Orquestra de Guitarra potencia a aprendizagem do instrumento numa perspetiva musical globalizante.

No contexto da aprendizagem de um instrumento que apresenta maioritariamente repertório solista, considera-se pertinente o desenvolvimento artístico e musical orquestral. Com um repertório diverso, ao nível de estilos e épocas, esta orquestra apresenta-se frequentemente em público, reunindo as mais positivas críticas. Atualmente, a direção musical é assumida por João Tiago Correia*, professor de guitarra da EPABI. A inclusão da Orquestra de Guitarras da EPABI na III Edição do Festival de Guitarra de Amarante representa a aposta na formação e divulgação de projetos nacionais de referência artística.

Além dos concertos e masterclasses que marcarão o festival, o grande alvo das atenções continuará a estar centrado no concurso de guitarra que engloba diversas categorias, para guitarristas a partir dos 8 anos e sem limite de idade. 5 mil euros é o montante do 1º Prémio, a atribuir na categoria F (maiores de 20 anos).

Tudo isto, de Amarante para o mundo.

 

*João Tiago Correia – Guitarra Clássica

Nasceu em Coimbra. Iniciou os estudos na Guitarra Clássica em 1992 no Conservatório de Música de Coimbra onde, sob a orientação do Professor Graciano Pinto, concluiu o Curso Complementar. Paralelamente concluiu a Licenciatura de Professores do Ensino Básico, variante de Educação Musical, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Licenciou-se, posteriormente, com classificação máxima, em Guitarra Clássica, na Esart – Castelo Branco, sob a orientação do Professor Doutor Miguel Carvalhinho. Em 2016 concluiu o curso de Mestrado em Ensino de Música via Ensino, na ESART. Participou em Masterclasses de Interpretação e Aperfeiçoamento em Guitarra Clássica com Paulo Vaz de Carvalho, José Pina, Robert Brightmore, Goran Krivokapic, Danijel Cerovic e Roberto Aussel. Obteve o 1º Prémio no I Concurso Internacional de Guitarra da Golegã, na categoria de Nível Superior e apresentou-se em público, em recitais a solo e integrando formações de música de câmara em diversos locais do país. Realizou um recital no VIII Encontros Internacionais de Guitarra, evento organizado pela Orquestra Clássica do Centro. Tem sido convidado para integrar júris em concursos nacionais e internacionais. É professor de Guitarra e Orquestra de Guitarras na Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI), no Conservatório Regional de Coimbra e no Conservatório Regional de Música da Covilhã.

 

 

Partilhar no facebook



EXAMES NACIONAIS

 

Inscrições para a 2ª fase

 

dias 17  e  18 de julho