RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DE COREÓGRAFO E INTÉRPRETE DE DANÇA

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DE COREÓGRAFO E INTÉRPRETE DE DANÇA

Gustavo Monteiro é coreógrafo e intérprete de dança contemporânea. Reside no Porto. Formou-se em dança contemporânea, em Salzburgo, Áustria, na Salzburg Experimental Academy of Dance (SEAD). Trabalhou como intérprete em vários projectos, de artistas nacionais e internacionais e, desde 2015, tem criado o meu próprio trabalho artístico como coreógrafo. Desde essa data, criou duas peças de dança contemporânea e um vídeo, que já foram estreados e apresentados, tanto nacionalmente como internacionalmente, em festivais, teatros e eventos dedicados às artes performativas.

É cofundador e Diretor Artístico da Sekoia – Artes performativas e, atualmente, está a trabalhar no seu novo projeto – The Unthinkable of Nothingness.

Durante quase um mês, o Centro Cultural de Amarante abriu as suas portas e foi a residência artística do Gustavo, da Francesca Perrucci, do Peter de Vuyst e do Vítor Joaquim.

Nas palavras do Gustavo: “Nesta residência, estamos a pesquisar a imaginação, porque viver vai para lá da mecânica diária. Esta será uma pesquisa onde performance e artes visuais se relacionarão, dando-nos  nova consciência e deixando-nos entrar no território do extraordinário, onde tudo se torna possível,”

Os alunos de dança do Conservatório Maria Amélia Laranjeira puderam, assim, ver de perto o trabalho desenvolvido por estes bailarinos. Excelente oportunidade de contato com novas realidades, de aprendizagem com profissionais e de crescimento, para os alunos!

Na despedida, enaltecendo “as condições físicas e a hospitalidade do CCA”, os bailarinos demonstraram um forte desejo de voltar.

Partilhar no facebook