AUDIÇÃO DE CLARINETE

AUDIÇÃO DE CLARINETE

Hoje é dia de Audição de Clarinete!

O Clarinete é um instrumento de sopro, da família das madeiras e tem 4 registos: grave, médio agudo e super agudo.Descende do Chalumeau ou Charamela. Em 1690, Johann Christoph Denner acrescentou à sua Charamela duas chaves, o que lhe trouxe mais possibilidades sonoras.Mais tarde, em 1812, Ivan Muller, considerado a segunda figura mais importante no desenvolvimento do clarinete, apresenta um novo design, este tinha agora 13 chaves, ficando assim, um modelo mais avançado desde o trabalho de Denner.Ao longo do século XIX, devido ao talento de vários virtuosos, é desenvolvida a técnica do Clarinete. Entre 1839 e 1843, H. Klosé e August Buffet, fundador da Buffet Crampon, adaptaram a mecânica do Clarinete ao sistema de Teodore Boehm (sistema de Flauta), adicionando mais chaves, o que tornou o instrumento mais complexo, surgindo, assim, o Clarinete soprano actual, de 17 chaves do sistema Boehm.

Este instrumento foi introduzido nas Orquestras por volta de 1750.Mozart foi o primeiro compositor a usá-lo numa sinfonia.

O Clarinete é um instrumento muito versátil e, como tal, podemos encontrá-lo em bandas de instrumentos de sopro, bandas de salão, Orquestras Sinfónicas, grupos de Música de Câmara, Ensembles, grupos de Jazz, música cigana, música folclórica e em muitos outros estilos e grupos musicais.

 Às 19h00 apresentam-se em palco os alunos do Professor Nuno Madureira. Esperamos por si!

 

 

Partilhar no facebook