AUDIÇÃO DE PERCUSSÃO

AUDIÇÃO DE PERCUSSÃO

Hoje é dia de audição de Percussão!

Instrumento de percussão é todo aquele cujo som é obtido através de: impacto (percussão), raspagem ou agitação, com ou sem o auxílio de baquetas.São dos instrumentos mais antigos que existem, remontam aos primórdios da civilização humana. Em muitos locais arqueológicos foram encontradas representações de pessoas a dançar à volta de um tambor. Também foram encontrados vários objetos musicais, como toras de árvore fossilizadas, possivelmente usadas como tambores primitivos, assim como algumas versões de litofones: rochas de diversos tamanhos que eram dispostas sobre um tronco ou buraco no chão, usadas para produzir música melódica por percussão. Desde sempre, são usados em festas, celebrações, religiosas e profanas, cerimónias fúnebres e outros eventos.

Embora coletivamente chamados de instrumentos de percussão, estes instrumentos podem ser subdivididos por diversos critérios. As formas mais comuns de classificação dividem os instrumentos de percussão por definição do som (se podem produzir notas afinadas ou não), por método de execução (percussão, agitação ou raspagem) ou por elemento produtor de som (idiofones, membranofones e cordas percutidas). Uma vez que nenhuma dessas formas é completa, em geral elas são combinadas.

Embora a maior parte dos instrumentos de percussão seja muito simples, alguns sendo compostos apenas de pequenos pedaços de madeira, muitos instrumentos são compostos por diversas partes ou por diversos instrumentos com alturas ou registos diferentes. Um desses casos especiais é a famosa bateria, composta por diversas partes, com tipos, tamanhos e funções diferentes.Muitos percussionistas ficaram famosos na execução de seus instrumentos e alguns deles adquiriram renome suficiente para serem líderes dos seus próprios conjuntos.

 Às 19h apresentam-se em palco os alunos do Professor Tiago Ferreira. Esperamos por si!

 

Partilhar no facebook