AUDIÇÃO DE SAXOFONE

AUDIÇÃO DE SAXOFONE

Hoje é dia de Audição de Saxofone!

O seu inventor foi o belga Antoine Joseph Sax, mais conhecido pela alcunha de Adolphe Sax. Filho de um fabricante de instrumentos musicais, Adolphe Sax aos 25 anos foi morar para Paris, onde começou a trabalhar no projeto de novos instrumentos. Ao adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide, Sax teve a ideia de criar o Saxofone.

O Saxofone foi exibido pela primeira vez em 1844, na Paris Industrial Exibicion, em Paris, chamando a atenção de todos pela sua “estranha” e bela sonoridade. No mesmo ano foi criada a primeira obra original para saxofone – Opera Laster King of Judá – e o novo instrumento foi inserido na Orquestra de George Kastner, do Conservatório de Paris. O Saxofone só foi patenteado mais tarde, em 1846.Muitos compositores passaram, entretanto, a compor para este instrumento, mas só passados muitos anos é que o Saxofone começou a ser usado em estilos musicais mais populares.

Bastante utilizado em bandas militares, tornou-se muito popular nos Estados Unidos, em particular, onde se confunde com o desenvolvimento do Jazz, graças a notáveis músicos como Sidney Bechet, John Coltrane, Wayne Shorter, Brandford Marsalis (Soprano); Benny Carter, Johnny Rodgers, Charlie “Bird” Parker.

Às 19h00 apresentam-se em palco os alunos do Professor Lúcio Monteiro.Esperamos por si!

 

Partilhar no facebook