AUDIÇÃO DE SAXOFONE

AUDIÇÃO DE SAXOFONE

Hoje é dia de audição de saxofone.

Às 18h30 sobem ao palco os alunos do Professor Lúcio Monteiro.

Sabia que o saxofone, ao contrário de muitos instrumentos que, para chegar aos seus formatos atuais, foram evoluindo de instrumentos mais antigos, foi um instrumento inventado de raiz?

Em dia de audição, saiba mais sobre este fantástico instrumento.

O seu inventor foi o belga Antoine Joseph Sax, mais conhecido por Adolphe Sax, filho de um fabricante de instrumentos musicais, daí o nome: Sax + phone (do grego voz/som), “a voz do Sax”.

O saxofone foi exibido pela primeira vez em 1844, na Paris Industrial Exibicion, em Paris, chamando a atenção de todos pela sua “estranha” e bela sonoridade. No mesmo ano foi criada a primeira obra original para saxofone, “Opera Laster King of Judá” e o novo instrumento foi inserido na orquestra de George Kastner, do Conservatório de Paris. Porém, o saxofone só foi patenteado mais tarde, em 1846.

Bastante utilizado em bandas militares, tornou-se muito popular nos Estados Unidos, em particular, onde se confunde com o desenvolvimento do jazz, graças a notáveis músicos como Sidney Bechet, John Coltrane, Wayne Shorter, Brandford Marsalis (Soprano); Benny Carter, Johnny Rodgers, Charlie “Bird” Parker.

Actualmente, o saxofone é usado em quase todos os estilos de música, como sendo, o já referido jazz, a música erudita, a música sinfónica, a música filarmónica, entre muitos outros.

Até hoje, o saxofone permanece muito semelhante ao modelo criado, originalmente, por Adolphe Sax.

 

 

Partilhar no facebook