AUDIÇÃO DE TROMBONE

AUDIÇÃO DE TROMBONE

Hoje é dia de Audição de Trombone!

O Trombone é um instrumento musical de sopro, pertencente à família dos metais. Consiste num longo tubo de três segmentos e que tem, numa das extremidades, o bocal e na outra uma campânula. Existem dois tipos de trombone: o de pistão, em que o som é regulado por válvulas, e o de vara, no qual um mecanismo deslizante controla a emissão sonora. É mais grave que o Trompete e mais agudo que a Tuba.

O Trombone existe há vários séculos. A palavra Trombone (utilizada em Português, Francês, Inglês e Italiano) deriva da palavra italiana tromba (Trompete) acrescida do sufixo “one”, o que, traduzido, significa grande Trompete.

Atualmente há diversos tipos de Trombone e a sua utilização é generalizada, sendo usado nas Orquestras Sinfónicas, passando pelo Jazz, grupos instrumentais de sopros e/ou metais, entre muitos outros grupos. Os três tipos de Trombones mais utilizados são os Trombones Alto, Tenor e Baixo, sendo o Tenor é o mais comum de todos. Nas Bandas Filarmónicas, cabe ao Trombone um importantíssimo e duplo papel, por um lado sustenta harmónica e ritmicamente a condução melódica e, por outro, constitui ele próprio um instrumento solista.

Às 18h30 apresentam-se em palco os alunos do Professor António Leal. Esperamos por si!

 

Partilhar no facebook