AUDIÇÃO DE VIOLONCELO

AUDIÇÃO DE VIOLONCELO

Hoje é dia de audição de Violoncelo!

O Violoncelo pertence à família dos instrumentos de cordas e à subfamília dos Violinos, que engloba os instrumentos orquestrais de quatro cordas afinadas em quintas.

Teve origem no esplendor musical do Século XVI, em Itália, num processo evolutivo da família das cordas. Foi usado, principalmente, como instrumento de acompanhamento até o século XVIII. A partir dos “Concertos Espirituais”, de Bocherini, o Violoncelo passou a ser tratado como solista e não somente como um instrumento para compor o naipe de cordas. Bach e Beethoven foram os primeiros a usar o Violoncelo na maioria das suas composições. A partir daí, o Violoncelo tornou-se popular entre as famílias reais. Andrea Amati foi o primeiro fabricante conhecido de Violoncelos.

Nicolo Amati, neto do Andrea Amati, ensinou ao lendário Antonio Stradivari todo o processo de criação deste instrumento. O tamanho actual do Violoncelo foi mesmo padronizado por Antonio Stradivari. Embora mais conhecido pelos seus Violinos, os Violoncelos de Stradivari são, igualmente, de elevada qualidade e elevado preço.

Às 18h30 apresentam-se em palco os alunos da Professora Elsa Carballa. Esperamos por si!

Partilhar no facebook