AUDIÇÃO DE INICIAÇÃO MUSICAL

AUDIÇÃO DE INICIAÇÃO MUSICAL

Hoje é dia de audição de Iniciação Musical!

Daqui a pouco o palco vai encher-se de pequenos artistas.

A iniciação de Música, tal como a de Dança, destina-se a alunos que frequentem o 1.º ciclo do ensino básico. Na iniciação de Música são leccionadas disciplinas de conjunto, como Classe de Conjunto e Formação Musical e a disciplina de instrumento, individualmente ou em grupo.

Os alunos aprendem a apreciar, executar e compreender a performance da música enquanto arte, permitindo respostas e reconhecimentos estéticos, dentro de vários géneros e estilos musicais, com organização, conhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação da linguagem musical. Entre muitas outras coisas, devem ser capazes de, cognitivamente, desenvolver a inteligência musical e a inteligência auditiva. Devem relacionar as actividades musicais com outras áreas de aprendizagem. Devem solfejar na clave de sol e entoar fluentemente a solo ou com acompanhamento ao piano. Desenvolver o espírito de grupo, demonstrar poder de apreciação crítica, relativamente ao seu trabalho e ao dos seus colegas, capacidade de leitura e de execução pública, são também objectivos da Iniciação Musical. A autoestima, a socialização, a motivação, a postura, são aspectos trabalhados nas aulas.

Pretende-se que os alunos que começam a fazer a sua aprendizagem, no ensino da música possam, mais tarde, ingressar no ensino articulado.

 

Partilhar no facebook