AUDIÇÃO DE VIOLA DE ARCO

AUDIÇÃO DE VIOLA DE ARCO

Hoje é dia de Audição de Viola de Arco!

A Viola de Arco, também apelidada de Violeta, é da família do violino mas, tem um som e uma história diferentes deste seu parente mais próximo. Pertence ao grupo dos instrumentos de cordas friccionadas e o seu formato é idêntico ao do violino mas, o seu tamanho, está entre o do Violino e o do Violoncelo. O seu timbre é mais grave do que o do Violino e mais agudo do que o do Violoncelo.

No início do século XVII a Viola era chamada de Violino e o Violino regular era chamado de Violino Piccolo. Durante o século XVIII era chamada de Violeta.

Ao longo dos tempos, vários construtores tentaram construir uma viola com um melhor equilíbrio sonoro, regulando o tamanho do braço e da caixa. A Viola mais antiga que se conhece foi construída por Andrea Amati e era maior do que a actual.

Durante muito tempo, o papel da Viola era muito reduzido, até que, J.S.Bach e Haendel escreveram obras com partes mais importantes para a viola. Até 1770 a Viola não tinha o papel de solista, tendo sido também importante, nesse papel de afirmação do instrumento, o compositor, violinista e violetista, Carl Stamitz. Nos quartetos de cordas de Haydn e Mozart a Viola já aparece com um grande desenvolvimento técnico, com uma parte mais complexa.

É um instrumento muito conhecido e usado na música clássica, principalmente nas Orquestras Sinfónicas e nos Quartetos de Cordas mas, a Viola de Arco também pode ser utilizada noutros géneros musicais, como a Música de Câmara, a Música Popular, o Jazz e o Rock.

Às 18h30 apresentam-se em palco os alunos do Professor Mário Braña. Esperamos por si!

 

Partilhar no facebook