Marisol Mendive abriu o I Festival de Música Antiga de Amarante – À volta do órgão

Marisol Mendive abriu o I Festival de Música Antiga de Amarante – À volta do órgão

Marisol Mendive, organista espanhola residente na Galiza, abriu a I Edição do Festival Internacional de Música Antiga de Amarante – À volta do órgão. O concerto, no passado dia 17 de setembro, foi realizado na Igreja de São Gonçalo, abordou autores dos séculos XVI ao Século XVIII, com destaque para José António Carlos de Seixas ou Antonio Soller.

Licenciada em Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona, estudou órgão com os professores J. L. González Uriol (Zaragoza) e M. Torrent (Grado Superior, Barcelona). Participou em numerosos cursos avançados sob a orientação dos professores Daniel Roth, Andreas Arand, Michael Radulescu, etc. Também obteve o Diploma de Pós-Graduação e Especialização do Departamento de Musicologia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas por ter frequentado o Curso de Atuação de Música de Órgão Barroco Europeu. De 1977 a 2004 foi Organista e Diretora do Departamento de Música do Santuário de Torreciudad (Huesca). Fundou e dirigiu o festival Ribagorza, Clásicos en la frontera (1997-2009). Atualmente preside à Associação de Amigos do Órgão de Galiza. Esta Associação foi criada com o objetivo de aumentar o conhecimento do património orgânico de Ourense e da Galiza, e, consequentemente, a sua proteção e restauro.

O I Festival de Música Antiga de Amarante – À Volta do Órgãoé organizado pelo Centro Cultural de Amarante, e pretende sensibilizar para a importante manutenção e restauro dos órgãos de tubos, como património cultural da região, bem como alertar para a sua correta utilização. Cada concerto é uma oportunidade para o público, conhecer a riqueza arquitetónica revestida pelas igrejas que acolhem estes eventos, a destacar, a Igreja de S. Gonçalo, Igreja de S. Domingos, Igreja de S. Pedro, bem como, a sonoridade proporcionada por cada órgão histórico.

A entrada é livre em todos os concertos.

+ info: www.cc-amarante.pt/concertos/

Partilhar no facebook