AUDIÇÃO DE CONTRABAIXO

AUDIÇÃO DE CONTRABAIXO

Hoje é dia de Audição de Contrabaixo!

O contrabaixo acústico é um cordofone, instrumento de cordas friccionadas por um arco, transpositor, também tocado por pizzicato (beliscado com os dedos). Dos instrumentos da família das cordas, na Orquestra, é o registo mais grave. É, também, um dos maiores instrumentos musicais. Normalmente, mede 1,80 m, de altura.

A história do contrabaixo inicia-se na Idade Média, mais precisamente, no período após o Cisma Greco-Oriental, quando houve o desdobramento do grupo das primitivas violas em “violas de braço” e “violas de pernas”. Este instrumento surgiu durante o século XV, fruto da evolução de outros instrumentos mais antigos, bem como, da necessidade de reproduzir as partes graves da música de uma forma mais nítida e percetível. Nessa época, o mesmo possuía apenas três cordas. A adoção de quatro cordas, que lhe proporcionou um efeito mais virtuoso, só se deu a partir do século XIX. Até então o contrabaixo não era muito popular, principalmente pela dificuldade de transportá-lo.

Por ser o mais grave dos instrumentos de cordas, atualmente, é considerado uma peça fundamental em qualquer Orquestra, uma vez que o mesmo produz um “preenchimento” musical muito importante e peculiar, servindo como um verdadeiro “alicerce musical”. Para além das grandes Orquestras, é muito famoso em Naipes, na Música de Câmara, no Jazz, na Música Popular e em muitos outros estilos e grupos musicais.

Às 18h30 apresentam-se em palco os alunos do Professor Artur Senhor. Esperamos por si!

 

Partilhar no facebook



EXAMES NACIONAIS

 

Inscrições para a 2ª fase

 

dias 17  e  18 de julho