AUDIÇÃO DE FLAUTA

AUDIÇÃO DE FLAUTA

Hoje é dia de Audição de Flauta!

A Flauta é um aerofone, da família das madeiras. É um instrumento não palhetado e é, também, um dos primeiros instrumentos criado pelo Homem. Nos primórdios, ossos ou qualquer objeto cilíndrico, eram usados para produzir sons, e isso era encarado como um fenômeno místico. A flauta foi inventada e usada pelos curandeiros para se comunicarem com o mundo dos espíritos e assim curar doenças, parar a chuva, chamar o sol.

Seja de Pã, de bisel ou de bambu, a Flauta tem, assim, linhagem muito antiga e na sua história constam muitos modelos inventadas pelo homem. E, se no passado eram construídas de forma simples, com madeira, cana ou barro, atualmente, este instrumento de sopro pode ser de prata e até de ouro.

Theobald Boehm, flautista virtuoso do século XVIII, chegou a fazer uma flauta com 15 orifícios, 23 chaves e alavancas. Ele criou, meticulosamente, um complexo sistema de hastes e chaves que iriam juntar os furos colocados de uma maneira acusticamente positiva à facilidade de dedilhado para o flautista. Estas mudanças não foram apenas uma “evolução”, mas sim uma “revolução e o seu resultado foi quase a criação de um instrumento completamente novo.

A flauta é considerada um dos mais versáteis instrumentos de sopro. Da música medieval ao Jazz, passando pelas melodias folclóricas de vários países, como no Brasil (em ritmos como o choro, o samba, a bossa) e também muito utilizada no Rock progressivo e em obras Orquestrais, Óperas e Ballets.

Às 18h30 apresentam-se em palco os alunos da Professora Anabela Sousa. Esperamos por si!

 

Partilhar no facebook