AUDIÇÃO DE VIOLINO

AUDIÇÃO DE VIOLINO

Hoje é dia de Audição de Violino!

O Violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas.Há quem afirme que a família do Violino aparece entre finais do século XV e início/metade do século XVI. Estes primeiros instrumentos, surgem com 3 cordas, e não com 4, como o Violino atual. Os registos que nos chegam desses primeiros instrumentos, são pintados, como por exemplo, por Gaudenzio Ferrari, no fresco da Catedral de Soronno (1535) ou escritos, por Jombe de Fer, no seu tratado Epitome Musical (1556), que descreve o violino já com 4 cordas.

Assume-se que os primeiros Violinos foram feitos em Itália, mais precisamente, em Brescia e Cremona, evoluindo de antecessores como a “rebec”, a “vielle” e a “lyra da braccio”.

Estas duas cidades rapidamente se transformam em dois grandes centros da construção do Violinos de toda a Europa e estão ligadas aos nomes de Andrea Amati de Cremona e Gasparo da Saló de Brescia, fundadores das Escolas de Construtores de Violino de Cremona e Brescia, respetivamente. Muitos dos construtores de Violinos e instrumentos da família do Violino, chamados Luthiers, passavam os seus conhecimentos para os seus filhos, criando, deste modo, Famílias de Construtores, que criavam instrumentos de geração em geração. Uma dessas famílias era precisamente a família Amati.  Nicolo Amati foi o professor de quase todos os mais famosos construtores do século XVII, incluindo Andrea Guarneri, Giambattista Rogeri, Francisco Ruggieri, Paolo Grancino e possivelmente Antoni Stradivari.

É, no entanto, Antonio Stradivari o construtor que mais se destaca na história dos construtores de Violino. O segredo da insuperável qualidade sonora de um Violino Stradivari ainda continua um mistério. Talvez esteja ligada à qualidade das suas madeiras, ao seu tratamento, à composição do seu verniz.

Às 18h30 apresentam-se em palco os alunos da Professora Vânia Rodet. Esperamos por si!

 

Partilhar no facebook