Masterclass de Trompa com Bernardo Silva dias 5 e 6 de fevereiro no CCA

Masterclass de Trompa com Bernardo Silva dias 5 e 6 de fevereiro no CCA

Bernardo Silva nasceu no Porto, Portugal, e é um dos trompistas portugueses mais destacados.

Estudou com Jonathan Luxton em Lisboa e com Ab Koster em Hamburgo.

Bernardo é solista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, em Portugal.

Apresentou-se como solista, em recitais, música de câmara e em orquestras em vários países, tais como Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Polónia, Alemanha, Inglaterra, Finlândia, Luxemburgo, República Checa, Rússia, Brasil e México.

Leciona na Universidade de Aveiro, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto – ESMAE e na Escola Profissional de Música de Espinho.

Frequentemente orienta masterclasses em Portugal e no estrangeiro. É regularmente convidado para júri de concursos nacionais e internacionais, tendo participado em concursos em Portugal, Espanha e Finlândia.

Foi premiado com o 1º Prémio no Concurso Internacional Farkas organizado pela Sociedade Internacional de Trompas em Lahti, Finlândia, em 2002.

A sua discografia conta com vários trabalhos a solo, em música de câmara e como músico de orquestra. Os seus dois álbuns a solo ‘Canções Lunares’ e ‘Solo’ receberam excelentes críticas. Realizou a primeira gravação mundial da obra ‘Jeanne d’Arc’ para trompa e orquestra de sopros de Alex Poelman para a etiqueta holandesa Molenaar.

Bernardo é um instrumentista de câmara muito ativo, atuando com regularidade em duo com piano e em quarteto de trompas. É membro fundador do quarteto Trompas Lusas. O grupo apresenta-se com frequência em concertos em Portugal e no estrangeiro.

Atua frequentemente em simpósios, congressos e encontros da Sociedade Internacional de Trompas, da Associação Espanhola dos Amantes da Trompa e da Associação Catalã de Trompistas.

É Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Trompas (IHS).

Bernardo é artista DürkHorns e Romera Brass.

www.jbernardosilva.com

Partilhar no facebook