AUDIÇÃO DE PIANO

AUDIÇÃO DE PIANO

Hoje é dia de Audição de Piano!

Piano é um instrumento musical de cordas, pelo sistema de classificação de Hornbostel-Sachs. 

Bartolomeu Cristofori, construtor de cravos de Florença, por volta de 1700 já havia concluído a fabricação de pelo menos um destes instrumentos que chamou de “Gravicembalo col Piano e Forte”, isto é, cravo com sons suaves e fortes. Porém, demorou algum tempo até o piano se tornar popular porque, os primeiros modelos, eram muito precários.

Apesar do piano ter sido inventado por um italiano, foram os alemães que, com afinco, levaram a ideia adiante. Entre os construtores podemos citar: Silbermann, Zumpe, e J. Stein. Os ingleses passaram também a construir pianos, de mecanismo mais pesado e som mais cheio e rico, mais parecidos com os que são usados atualmente. John Brodwood. Bradwood foi responsável por grandes transformações no instrumento.

Os compositores românticos passaram a explorar todos os recursos do piano. Quase todos os compositores românticos compuseram peças para piano, alguns dos mais importantes foram: Schubert, Mendelssohn, Chopin, Schumann, Liszt e Brahms.

Embora não seja portátil e tenha um preço elevado, o piano é um instrumento versátil, uma das características que o tornou um dos instrumentos musicais mais conhecidos do mundo, amplamente utilizado no jazz, na música clássica e nos mais variados estilos musicais, para performance a solo ou para acompanhamento e é, também, muito popular como auxílio para compor músicas.

 

Partilhar no facebook