Centro de Estudos Amarantinos no Centenário do Nascimento do Professor António Fernandes da Fonseca

Centro de Estudos Amarantinos no Centenário do Nascimento do Professor António Fernandes da Fonseca

Cumpre-se em 2021 o centenário do Nascimento do Professor António Fernandes da Fonseca e, não obstante as condicionantes que a pandemia do SarsCov2 trouxe às nossas vidas, o Centro de Estudos Amarantinos (CEAmt) não poderia deixar de evocar esta data em reconhecimento à vida e obra de um dos nossos conterrâneos mais excelentíssimos. Tendo presente essas limitações, desafiamos família, amigos e as instituições a que esteve ligado, e onde, sem exceção, deixou uma marca que perdura, para uma evocação singela e justa de alguém que, avançado no seu tempo, lutou sempre por aquilo em que acreditava, sem esquecer as suas ligações à terra onde nasceu, à escola onde aprendeu as primeiras letras, aos amigos e homens de cultura que o marcariam para sempre, Teixeira de Pascoaes, Ilídio Sardoeira ou Manuel Amaral. Registamos a adesão imediata da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do Hospital de S. João, do Hospital Conde de Ferreira, da Universidade Fernando Pessoa, da Junta de Freguesia de Gondar e do Município de Amarante, da família, e de amigos e discípulos.
António Fernandes da Fonseca marcou de forma indelével o seu tempo mas o seu exemplo como médico, investigador, homem de cultura, político e cidadão de causas perduram como legado de alguém que esteve à frente do seu tempo e exemplo a seguir para gerações de médicos, investigadores e cidadãos. A Fernandes da Fonseca devemos, para além do mais, o reconhecimento por ter lutado por aquilo em que acreditava e ter melhorada a sociedade em que vivemos.
Do PROGRAMA, ainda em aberto face à incerteza da pandemia, constam as seguintes iniciativas:
20 de julho, às 18 horas – Universidade Fernando Pessoa, Porto
Mesa redonda: “Fernandes da Fonseca: o médico, o professor e o homem”
Moderação: Isabel Ponce de Leão
Intervenientes: Álvaro Cúria, Carlos Mota Cardoso, Renato Morais e Salvato Trigo.
A Mesa Redonda pode ser assistida também à distância, através de streaming, na seguinte ligação: https://www.youtube.com/c/UniversidadeFernandoPessoaUFP.
4 de agosto, às 11 horas – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Centro Hospitalar Universitário de S. João, Porto
Evocação do Centenário do Nascimento do Professor António Fernandes da Fonseca
Moderadores: Altamiro da Costa Pereira e Fernando Araújo
Intervenientes: Pedro Barros, Rui Coelho, Mariana Nascimento, António Pacheco Palha, António Roma Torres, Maria Rosário Curral, Miguel Bragança, Carlos Mota Cardoso.
A evocação será transmitida por via digital através do link:
4 de agosto, às 18 horas – Junta de Freguesia de Gondar, Amarante.
Evocação do Centenário do Nascimento do Professor António Fernandes da Fonseca
Salão Paroquial de Gondar, Amarante
Intervenientes: Pedro Barros, Carlos Mota Cardoso, D. Manuela Fonseca
15 de outubro – Centro Hospitalar Conde Ferreira | Misericórdia do Porto.
Programa a divulgar
Fonte da notícia: Centro de Estudos Amarantinos

Partilhar no facebook